Quem organiza, economiza

Dinheiro e tempo bem administrados

Organizar facilita a vida

Quando pensamos em economizar logo vem à mente dois itens preciosos. O nosso dinheiro e o nosso tempo. Reaver o dinheiro que perdemos dá um trabalhão e exige muito esforço. E nosso tempo não temos como recuperar: o que passou, passou.

Evitar desperdícios de dinheiro e de tempo é uma tarefa muito importante e traz muitas vantagens.

Não sou expert em finanças, mas sei que a organização financeira traz enormes benefícios: ter o dinheiro suficiente para pagar as contas do mês com folga, fazer uma poupança para o futuro, poder guardar dinheiro para fazer uma viagem, ter dinheiro para fazer um bom curso, ter a possibilidade de comprar um carro novo. A organização financeira requer planejamento para atingir todas estas metas. Quem organiza, economiza.

E de tempo, eu entendo. Entendo como é bom começar o dia sabendo todas as tarefas e compromissos que tenho que dar conta e saber que vou conseguir porque tudo está equilibrado. Tenho método de trabalho. Sei exatamente onde estão as minhas coisas e não preciso procurar por elas em toda a parte. Sei quanto tempo levo para elaborar um texto e olho na minha agenda para saber quando terei este tempo.

Uma das habilidades mais necessárias e importantes nos dias de hoje é saber se organizar. 

São muitos os fatores que contribuem para a desorganização: a grande quantidade de informações que chegam de todos os lados, por e-mail, pelo whatsapp, na rua; a grande quantidade de distrações que desviam a atenção do que é importante e a grande quantidade de tarefas muitas delas sem nenhum sentido e completamente desnecessárias. O excesso traz desordem. 

Por outro lado, o uso adequado do tempo gera economia. Ter uma lista de tarefas, organizada por assuntos, ter uma lista de compras atualizada. Saber filtrar as informações, escolhendo as que são pertinentes: anotar e classificar o que já foi lido. Dizer “Não” ao retrabalho. Medidas simples que vão permitir uma vida mais tranquila.