3 dicas para uma mesa de trabalho produtiva

A mesa está pronta para o início do trabalho

Bem, uma mesa de trabalho não pode ser produtiva: o que deve ser produtivo é nosso comportamento frente a ela. Imagina o desânimo de ter uma montanha de papéis misturados, canetas, livros espalhados, documentos amontoados, cartões de visita, tudo em cima da mesa. Muita coisa para olhar, e com a atenção desviando a cada pouco fica difícil se concentrar. Ter o local de trabalho assim bagunçado é um empecilho para o bom andamento das tarefas que temos pela frente. Veja aqui 3 dicas que podem ajudar a mudar de atitude e manter o espaço em ordem:

Papéis amontoadas trazem stress ( pexels photo)

1- Em cima da mesa só o necessário e suficiente:

Manter na mesa o que está sendo usado e tirar tudo o que não faz parte, o quanto mais vazia a mesa, melhor! Descartar o que não tem mais uso e organizar o que sobrou. 

2- Deixar por perto o que é usado com frequência:

Regra básica, né? Ter à mão e em bom estado tudo que precisamos usar. Ter o mobiliário adequado para acomodar objetos, documentos, material de escritório e usar cada um deles da melhor forma de acordo com as condições de espaço que você tem: gaveteiro, estante, armário. Ter hierarquia ao guardar cada item. E depois de usar, colocar de volta no lugar.

3- Espaço saudável, ambiente agradável

Aqui vale dizer que é importante ter uma cadeira confortável, ter o espaço bem ventilado e bem iluminado. Manter a mesa limpa também faz parte. Deixar o ambiente bonito para que seja um local convidativo, em que você goste de estar e te inspire a ter boas ideias. Sim, seu ambiente pode ser funcional e bonito ao mesmo tempo, sabendo escolher as peças que combinam com seu estilo.

Pexels photo

Dicas extras: 

  • uma montanha de papéis misturados: separar estes papéis por categorias e definir as próximas ações a serem realizadas
  • canetas, lápis, clips e afins: escolher organizadores adequados, que não ocupem muito espaço em sua mesa
  • livros espalhados: organizar por assunto e colocar em prateleiras e estantes
  • documentos amontoados: classificar por assunto, guardar em pastas e em arquivos, nomear e digitalizar
  • cartões de visita: classificar por assunto ou por nome e digitalizar