3 dicas para conquistar uma nova habilidade

Melhorar uma competência seja ela intelectual ou manual, aprender a tocar um instrumento ou aperfeiçoar um idioma exige alguns requisitos. 

O primeiro é ter vontade, o segundo é ter necessidade. Por exemplo, eu gostaria de aprender inglês pois quero ir para Nova York nas férias, já a necessidade é que preciso entender os textos que leio em inglês. 

A área na qual atuo se encaixa também nesta categoria. Organização é uma habilidade que pode ser aprendida. O que quer dizer “estar organizada”? Por que é tão importante estar organizado hoje em dia?

Para que possamos aprender algo novo é preciso se esforçar, adquirir conhecimento, treinar muito e ter muita disciplina. Veja estas dicas:

Conhecimento: buscar informações, abrir o leque, coletar tudo o que for relevante. Encontrar quem é o expert no assunto, conversar, tirar dúvidas, ouvir sugestões. Ver vídeos no YouTube, ler livros, assimilar as informações para conseguir colocar em prática. Para ficar mais organizada existem vários métodos e é importante encontrar aquele que melhor se encaixa no seu jeito de trabalhar.

Treinamento: praticar, praticar, praticar. Errar muito e fazer de novo. A repetição nos obriga a ver o que está dando certo e o que não está funcionando. Se está muito fácil, é porque dá para se esforçar mais! Quanto mais exercitamos uma nova habilidade, melhor iremos desempenhá-la. Prestar atenção, se concentrar no que está fazendo. Evitar distrações e interrupções.

Disciplina: não é nada fácil mudar nossos hábitos, como diz Charles Duhigg, jornalista que estudou extensamente a forma como os hábitos são formados, escreve em seu livro O Poder do Hábito (Ed. Objetiva, 2012): “Transformar um hábito não é necessariamente fácil, nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível.”. É preciso trabalho duro, dedicação, persistência. É realmente querer. Buscar um ambiente benéfico, silencioso, arejado, iluminado. Manter a mesa de trabalho limpa e mais vazia do que cheia. Fazer uma coisa de cada vez.

Quais habilidades você quer aprimorar neste ano? Gostou destas dicas? Deixa aqui seu comentário.