Lapidar o olhar

Lapidar o olhar

Podemos ver as coisas de uma forma interessante. Afinar nosso olhar e tentar enxergar as coisas com outra lente. Nem sempre percebemos a presença da organização no nosso dia a dia, mas ela está lá, às vezes de modo evidente, às vezes de modo subjacente. Escolhi aqui alguns exemplos para uma reflexão rápida.

Como vc descreveria esta cena?

As mãos firmes do chef colocando com delicadeza os ingredientes que preparou com maestria: o cuidado na disposição de cada elemento, o cuidado na escolha do prato que sustenta a comida. O melhor ângulo e a melhor iluminação para esta foto fazem com que toda a cena nos permita quase saborear esta iguaria. Ela foi milimetricamente estudada, pensada, ao ponto de quase sentirmos os aromas e ficarmos com água na boca. Isto é organização.

Aqui podemos ver outro exemplo:

A vida é regida pela ordem

Quanto trabalho está envolvido na execução de um espetáculo de ballet!! Exige muito esforço, muito empenho, muita organização: a coreografia, a música, o cenário, os figurinos, cada um destes aspectos devem estar coordenados e ajustados para garantir o sucesso. E não podemos esquecer o principal: treino, muito treino.

Já esta foto nos mostra de modo mais evidente a organização. A ordenação por cor e por tamanho faz com que encontremos com rapidez o papel que procuramos.

De modo geral, a mensagem desejada chega mais rápido quando o espaço está mais organizado. Um desenho pode parecer confuso, simplesmente porque o espaço, o quadro, não está organizado. A escolha de um ponto central ao redor do qual se distribuem os  elementos, ou a escolha de um canto para onde vai nosso olhar pode contribuir com o bom entendimento da mensagem que queremos transmitir. 

Lapidar o olhar nos permite experimentar um jeito diferente de ver as coisas, de sair do lugar comum, de sair do piloto automático. Focar uma situação por outras lentes pode contribuir para que surjam ideias inusitadas.

Sugiro aqui um exercício. Tente encontrar os modelos de organização que estão à sua volta. Como estão organizadas as sobremesas no restaurante que você vai na hora do almoço? Como estão enfileiradas as canetas, as pastas, na loja em que você compra seu material de escritório? E como são dispostos os produtos no supermercado? Tem muita organização e ordem em todo o lugar e para perceber é só refinar o olhar.