DECORAÇÃO FUNCIONAL, já ouviu falar?

Foto Pexels

Podemos falar em organização direcionada a como usar melhor o tempo e também em como podemos usar melhor nosso espaço. O espaço bem projetado otimiza a produtividade.

Aqui falaremos um pouquinho da decoração no ambiente de trabalho. Quando mencionamos o termo “decoração”, normalmente remetemos à elegância, à beleza. Quando falamos em funcionalidade, estamos falando sobre uso, praticidade, finalidade. Então vamos aliar estes dois conceitos e ligá-los ao mundo corporativo.

Através da identificação das principais rotinas do dia a dia, da observação de como usamos o nosso espaço, podemos pensar em métodos para simplificar e facilitar o trabalho no escritório.

A Decoração Funcional leva em consideração quem usa o espaço. Ela considera a disposição correta do mobiliário, a forma de organizar os materiais e a boa iluminação. Tudo isso facilita o fluxo e o desenrolar do trabalho. Cada coisa tem seu lugar e pensar um pouquinho sobre isso pode causar uma grande diferença em seu modo de trabalhar. Definir a localização de cada objeto, manter a mesa organizada com o que é pertinente às tarefas que estão sendo realizadas, evita distrações e, com certeza, vai trazer resultados bem positivos.

Ao desenvolver um projeto de decoração funcional é fundamental fazer um diagnóstico do mobiliário existente e conversar com quem o utiliza, investigando as principais rotinas, as vantagens que devem ser mantidas, escutar o que está incomodando, perguntar bastante procurando entender a dinâmica do trabalho para poder pensar em soluções.

Outra coisa é manter uma conduta de classificação e categorização da papelada, desde cuidar de documentos importantes até de simples recados. Saber onde estão estas informações é um bom meio de garantir mais realização em cada dia, fazendo cada minuto valer mais.