Resolva uma bagunça de cada vez

Foto Pexels

Muitas vezes ficamos paralisados na frente de nossas tarefas e de nossas coisas. Precisamos dar conta de muitos assuntos, são infinitas as nossas responsabilidades. E a mesma velha pergunta aparece: o que fazer primeiro? 

Mesmo as pessoas mais organizadas tem seu cantinho de bagunça… Lembra do segredo guardado a sete chaves pela Monica em “Friends”??? E não faz mal… faz parte.

Mas, se a bagunça começa a tomar conta de nossa vida, ficamos estressados, nervosos, irritados. Então é melhor cuidar, entender qual é o foco principal e agir. 

Uma bagunça de cada vez, como diz o título deste artigo. Respirar fundo e decidir se agora é a hora. Escolher o assunto ou o lugar em que é preciso mexer. Decidir se é melhor começar pelo que é mais fácil e já se livrar de vez ou se é melhor começar pelo que é mais difícil. 

Vamos supor que  você resolveu arrumar seu gaveteiro, porque não cabe mais nada, as gavetas não fecham mais. Então proponho o seguinte passo a passo:

  1. Tirar tudo de uma gaveta de cada vez. 
  2. Limpar e higienizar. 
  3. Separar o que não serve mais, que é para ser descartado de forma sustentável.
  4. Olhar o que sobrou e reunir itens similares. 
  5. Encontrar suportes, caixas plásticas, aramados para acomodar as coisas.
  6. Definir a função de cada gaveta: miudezas na primeira e a papelada nas restantes. Aqui vale definir categorias: os documentos mais importantes e mais solicitados devem ficar mais perto de sua mão. 

Organizar não é difícil, mas requer paciência, tempo e método. E dá uma grande tranquilidade: se você tiver que encontrar com rapidez um documento importante que te é solicitado com urgência… você sabe onde ele está. 😉